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Saiba como melhorar suas campanhas de tráfego pago e conquistar ainda mais clientes para o seu negócio com algumas dicas essenciais.
Produzir anúncios que serão vinculados em sites, vídeos e redes sociais já se tornou uma norma para qualquer campanha de marketing. Isso é feito por meio de ferramentas de tráfego pago que distribuem as propagandas criadas pela empresa.
Os empreendedores esperam que com isso alcancem diversos objetivos como o aumento de acessos no site de sua marca, um número maior de vendas de um produto e a fidelização de clientes.
Entretanto, para conseguir bons resultados, é indispensável que o planejamento da campanha de tráfego pago esteja bem definido.
Se você é um profissional de marketing ou empreendedor que deseja aperfeiçoar suas estratégias nessa questão, separamos dicas com pontos essenciais que devem ser revistos antes do início de uma campanha de tráfego pago. Confira:
Por mais que a criação de persona, isto é, a representação fictícia do seu cliente ideal, seja um passo frequentemente realizado antes do início de uma campanha de tráfego pago, é muito comum se esquecer de verificar as aspirações e as necessidades dessa figura.
Todo público-alvo tem desejos diversos e ao mesmo tempo precisa solucionar dores ou problemas. Os produtos oferecidos por uma empresa podem ser a resposta para essas questões. Entretanto, para conseguir informar isso em um anúncio, é fundamental ter consciência de quais são eles.
Revisar a persona e identificar suas necessidades e aspirações é vital para que uma campanha de tráfego pago seja eficiente. Compreendendo esse ponto, deve-se adequar a comunicação à linguagem do público e apresentar o serviço vendido como uma solução para os clientes.
Um dos grandes erros na hora de criar um anúncio é escrever textos longos que deixam o leitor confuso. A regra para qualquer campanha de marketing é clara: ser claro e objetivo para que o cliente compreenda a mensagem de maneira rápida.
Por isso, na hora de criar um anúncio é primordial ter uma frase de impacto, de preferência curta, que fisgue a atenção do consumidor. Nesse momento, vale utilizar as dores e os desejos da persona. Assim fica mais simples engajar os usuários de qualquer plataforma.
Entretanto, é sempre bom tomar cuidado com um detalhe na hora de se comunicar: o anúncio jamais pode prometer algo que não será entregue ao público final. Propagandas que garante além do possível apenas aumentam a taxa de rejeição dos clientes em relação a uma marca.
Antes de começar uma campanha de tráfego pago, deve-se verificar as finanças da empresa e assegurar-se de que a verba utilizada não comprometa outros gastos do negócio. Com um orçamento definido, é importante cuidar dele com atenção.
Jamais utilize todos os recursos monetários em um único momento, apenas para gerar alto volume de visualizações de um anúncio. É necessário começar uma estratégia de marketing com cuidado e uma boa forma de fazer isso é deixar uma propaganda funcionando com um investimento limitado.
Após alguns dias, vale analisar os números obtidos e verificar se vale a pena continuar investindo na campanha ou ela deve ser retrabalha.
Algumas vezes, uma estratégia pode ser boa, mas é necessário repensar o público para qual está sendo redirecionada. Em outros momentos, a equipe de marketing precisará repensar seu planejamento desde o início para atingir maiores ganhos.
Tudo depende de cada caso e somente as pessoas envolvidas terão os dados para decidir como prosseguir com a campanha de tráfego pago.
Uma estratégia muito comum no marketing digital é a criação de dois ou mais anúncios para uma campanha.
Com mais de uma propaganda, profissionais da área podem realizar testes para entender que tipo de comunicação funciona melhor com seu público final.
Esse processo também engloba os controles de orçamento previamente citados. Nesses casos, depois que se verificou os dados de cada anúncio da campanha após o período de tempo definido, deve-se buscar investir mais na propaganda que se saiu melhor.
As comunicações que tiveram baixo engajamento podem ser pausadas, mas também devem ser analisadas. Mesmo com falhas e erros, um profissional poderá descobrir quais as táticas que funcionam ou não com seu público e evoluir seus planejamentos futuros.
Pode ser um desconto em um produto ou algum tipo de conteúdo gratuito, o importante é mostrar ao consumidor que ele receberá alguma vantagem ao obter o produto ou serviço oferecido.
Trata-se de um processo de “troca” com o consumidor e que pode impulsionar os resultados de uma campanha de tráfego pago e conquistar uma base sólida de clientes.
O lookalike (sósia, em inglês) é uma estratégia que busca maximizar os resultados de campanhas de baixo orçamento. Para utilizar essa tática, o anunciante precisa segmentar sua campanha com base em características do seu público-alvo que podem incluir gênero, localização, comportamento, entre outros fatores.
Nesse momento, vale relembrar do estudo feito com a persona e indicar um perfil que se encaixe com aquele para o qual os anúncios estão sendo divulgados. Desse modo, em vez de investir em tráfego pago visando atingir um grupo mais geral de usuários, as comunicações de marketing serão redirecionadas a pessoas mais propensas a obter o produto ou serviço anunciado.
Toda campanha de tráfego pago deseja que o usuário impactado realize uma ação. Algumas vezes, a vendas não é objetivo final: pode ser que o anunciante deseje que seu público baixe um e-book, assista um vídeo ou apenas visite o site de sua marca.
O importante é deixar claro qual é a atitude que o cliente deve tomar com uma frase simples na propaganda. Evite oferecer muitas opções de escolha, pois isso pode confundir o usuário e tornar a comunicação ineficiente.
Deve-se também buscar “facilitar” a ação do consumidor, principalmente nos anúncios com foco em venda. Se um anúncio de uma confeitaria mostra a venda de um bolo de chocolate, não adianta redirecionar o público para a página de compra de uma torta de morango. Tornar a experiência do cliente a mais direta e simples possível é um passo fundamental.
Há diversas ferramentas de tráfego pago disponíveis na internet. Na realidade, cada plataforma praticamente possui a sua.
Um passo decisivo de uma estratégia de marketing é definir em quais locais (sites, redes sociais, aplicativos) suas comunicações deverão ser disponibilizadas. Em seguida, é preciso estudar a fundo as funcionalidades das ferramentas que divulgarão a campanha.
Para isso, vale ler artigos e participar de palestras ou oficinas que expliquem melhor como utilizar eficientemente cada aplicação. É importante manter-se atualizado e ler notícias sobre a plataforma escolhida para conhecer novas funções. Vale também realizar cursos focados nesse tema para aprofundar ainda mais o conhecimento.
Nesse último caso, as qualificações da Fênix Educação podem ser úteis. O curso Google Ads – Aprenda a vender online ensina ao profissional técnicas para melhorar a performance de suas campanhas de tráfego pago no Google e no YouTube.
A capacitação Facebook e Instagram Ads, por sua vez, traz mais detalhes sobre o comportamento do público nessas duas plataformas e insights relevantes para a criação de anúncios.
Por fim, o essencial é estar sempre estudando as ferramentas disponíveis no mercado para elaborar estratégias cada vez melhores.
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