Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Blog

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

Na convivência diária, especialmente no trabalho, podem surgir divergências de ideias e personalidades. Quando isso acontece, é necessário que as lideranças tenham conhecimento de técnicas de gestão de conflitos para preservar o ambiente organizacional.
Em geral, imagina-se que o gerenciamento de conflitos esteja relacionado a uma mediação básica entre diferentes colaboradores com divergências. Entretanto, esse tipo de trabalho deve ser mais profundo e contínuo.
Falar sobre gestão de conflitos é falar de um planejamento estratégico com o foco em orientar colaboradores de uma organização e evitar futuros problemas. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando este texto:

O que é gestão de conflitos?

O conflito é visto como um choque entre duas coisas, um antagonismo que, caso não controlado, pode crescer a ponto de prejudicar as relações interpessoais.
Embora sejam naturais e até mesmo necessários para o desenvolvimento de mudanças de pensamento, é preciso saber gerenciar esses atritos. Divergências que fogem ao controle podem acabar de forma pouco amistosa ou respeitosa.
A gestão de conflitos é um conjunto de ações estratégicas ligadas à área da gestão empresarial. Seu objetivo é administrar possíveis atritos entre duas partes com percepções opostas para manter o ambiente de trabalho mais pacífico e harmonioso.
Os pontos de vista devem ser respeitados nesse processo para que tudo se resolva com empatia e respeito. Muitas vezes, conflitos também podem se tornar oportunidades de crescimento, de superação de desafios e até desenvolver a criatividade de colaboradores.

Os tipos de conflitos

Para a realização de uma gestão eficiente, é importante conhecer os diferentes tipos de conflitos que podem existir. Em geral, eles são divididos em três categorias:

  • Conflito pessoal: trata-se das inquietações de um indivíduo e de como ele reage a determinadas situações. Pode levar a estados de insatisfação e estresse.
  • Conflito interpessoal: são os atritos entre duas ou mais pessoas. São originários de opiniões diferentes perante a mesma situação. Em organizações, esses conflitos podem acontecer entre diferentes grupos ou setores.
  • Conflito organizacional: esse tipo de atrito não está relacionado a questões de valores ou perspectivas. Surge na realidade por motivo de mudanças de processos ou fatores externos que afetam a organização.

Compreender a origem de uma divergência é essencial para explorar a forma correta de solucioná-la. Desse modo, é possível agir com rapidez para impedir que esses conflitos cresçam com o tempo.

Qual o papel do líder na gestão de conflitos?

As lideranças são essenciais para a resolução de problemas e atritos. Isso porque qualquer divergência não é um simples problema pessoal, mas algo que afeta toda a eficiência e os resultados de uma empresa.
Os líderes devem estar atentos ao ambiente e à interação de seus colaboradores ou equipes. Ao notar possível desavenças, ele deve tomar a frente da situação, respeitando a opinião de todos e elaborando formas de atenuar possíveis questões e mediar embates.
Um confronto mais profundo pode tornar o clima de uma empresa mais pesado. Isso seria prejudicial tanto para a equipe como um todo, como para o desenvolvimento dos processos de trabalho. Um líder preparado para lidar com essas questões é capaz de impedir que elas afetem o desempenho de seus colaboradores.

Como implementar essas estratégias

Para uma boa implementação de estratégias de gestão de conflitos, é preciso ter profundos conhecimentos de gestão de pessoas, bem como metodologias de controle de divergência. Por isso, em muitas empresas fica a cargo do RH propor planejamentos relacionados a essa questão.
Organizações grandes podem contar com a ajuda de um profissional especializado nessa área. Nesses casos, seria ele o responsável por aplicar técnicas para prevenir conflitos e solucionar divergências de maneira respeitosa ou até mesmo estruturar um setor com esse objetivo.
Alguns locais também oferecem treinamento focados no alinhamento de objetivos, relacionamentos interpessoais e técnicas de expressão junto aos colegas para evitar atritos.

As vantagens da gestão de conflitos

Além de preservar a harmonia do clima organizacional, a gestão de conflitos pode trazer diversos outros benefícios a uma empresa e seus processos. Entre eles, é possível citar:

Criação de um ambiente de colaboração

Quando os conflitos são trabalhados de maneira respeitosa, os colaboradores praticam mais a cooperação entre si. Essa é uma forma de conseguir unir diferentes equipes.

Fortalece o engajamento

Os colaboradores se sentirão mais abertos para manifestar suas ideias e opiniões. Desse modo, eles serão mais ativos no que diz respeito a atingirem os objetivos da organização.

Melhora a atração de talentos

Quando os profissionais se sentem mais à vontade em seu local de trabalho, eles dificilmente pedirão demissão e poderão indicar a organização a outros conhecidos. Desse modo, há retenção e atração de novos talentos.

Estimula a diversidade e criatividade

Ter diferentes opiniões faz parte de um local mais diverso e aberto a novas ideias. Quando há respeito por essas divergências de percepções, o ambiente torna-se mais criativo, uma vez que consegue analisar diferentes pontos de vista.

Como um profissional desenvolve habilidades de gestão de conflitos?

Como dito antes, esse setor está ligado a estudos de gestão empresarial, de modo que a melhor forma de desenvolver habilidades para mediar divergências é participando de cursos na área.
Um curso de gestão de pessoas é o mais indicado, uma vez que ele se aprofunda nos conceitos da resolução de conflitos e no relacionamento interpessoal. Entretanto, há diversas opções de capacitação na área administrativa que oferecem disciplina de gestão de conflitos.
O importante é a busca por uma qualificação e compreender os métodos utilizados para mitigar as divergências de uma organização.