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Para alcançar bons resultados em qualquer função, não basta ter ótimas qualificações no currículo e possuir uma experiência prévia. Manter a organização é algo essencial para o bom desempenho em qualquer ambiente corporativo.

Essa inclusive é uma característica muito valorizada por gestores e comumente solicitada pelos recrutadores da área de recursos humanos. O profissional organizado apresenta boa eficiência, evita atrasos nas entregas e ainda consegue atuar melhor em equipe.

Desenvolver essa habilidade pode alavancar as chances de um indivíduo conquistar cargos mais altos no mercado e otimizar sua produtividade. Se esse é o seu objetivo, confira algumas dicas de como aperfeiçoar sua organização e assim obter resultados mais satisfatórios em qualquer atividade:

Comece organizando sua mesa e seus arquivos

O primeiro passo para conservar a organização no ambiente de trabalho é cuidar do espaço em que você realiza suas atividades rotineiras. Não importa se está no escritório ou em casa no regime de home office, a mesa deve ser encarada como uma ferramenta profissional e precisa ser bem arrumada.

Por isso, é importante evitar deixar objetos desnecessários jogados nesse local, acumular documentos inúteis e manter o espaço bagunçado.

Importante também organizar os arquivos que se tem consigo, algo que vale tanto para os itens físicos quanto para os digitais. Pastas no computador ou na nuvem devem ser classificadas para que nada se perca com o tempo e seja possível acessar um documento rapidamente sempre que necessário.

Faça o planejamento do seu dia

Ter consciência das suas obrigações é igualmente uma forma de manter-se organizado para evitar quaisquer tipos de frustrações. Para isso, é fundamental ter uma noção de suas prioridades, algo que pode ser acordado com a gerência e o restante da sua equipe de colaboradores.

Desse modo, é possível elaborar um planejamento diário de obrigações e alcançar bons índices de eficiência. Essa também é uma forma de prevenir outros problemas, como o estresse excessivo tão comum na rotina profissional.

Aprenda a gerenciar o tempo no ambiente de trabalho

O tempo é um dos recursos mais importantes no ambiente de trabalho e, quando mal gerenciado, pode causar atrasos em projetos e perda de eficiência. Por isso, é necessário ficar atento a essa questão, algo que envolve desde respeitar seus horários de entrada e saída no escritório até compreender a média de duração para a finalização de uma atividade.

Vale ressaltar que, no dia a dia, não se deve ficar preso somente às obrigações profissionais. Possuir um período de lazer para descansar é vital para alcançar um bom rendimento profissional.

Indivíduos que têm problemas em organizar-se podem buscar por qualificações focadas no tema, como o curso de Gestão do Tempo e Produtividade da e-Hive que aborda metodologias fundamentais para gerenciar hábitos, energia e tarefas nas rotinas trabalhistas.

Utilize ferramentas de gestão

Existem ferramentas de gestão de tarefas como o Trello, o Monday e o Planner da Microsoft, que ajudam profissionais a organizarem suas demandas diárias e assim não atrasarem entregas. Investir em um desses aplicativos permite que se crie fluxos de planejamento mais bem delimitados.

Outra possibilidade é ter uma agenda sempre em mãos. Nela se pode anotar horários de reuniões e atividades de trabalho de modo a manter-se organizado a todo momento.

Evite distrações no ambiente de trabalho

As pequenas distrações do dia a dia, como redes sociais ou conversas alheias, podem atrapalhar a concentração durante a execução das demandas.

Um profissional organizado sabe evitar esses problemas e reservar pequenas pausas para conversar com os colegas, verificar as mensagens no celular e até dar aquela olhadinha no seus perfis on-line sem atrapalhar seu desempenho.

Foque em um projeto por vez

Um grande problema que pode afetar a produtividade no trabalho é tentar abraçar muitos projetos de uma só vez. O ideal é focar-se em apenas uma atividade até completá-la.

Para isso, vale conversar com o restante da equipe e relatar quais serão suas funções naquele momento para evitar que muitas demandas se acumulem. Além disso, é mais fácil entregar algo com maior qualidade quando se realiza uma demanda por vez.

Coloque metas reais no seu dia de trabalho

Muitas vezes o profissional terá de lidar com gestores que criam metas inalcançáveis para sua agenda de trabalho. Por isso, é indispensável manter um diálogo aberto com a liderança e ressaltar que se precisará estender determinados prazos de entrega.

Desse modo, diminui-se a ansiedade na rotina e se torna possível organizar o ambiente de trabalho com mais calma, sabendo que se tem tempo hábil para finalizar uma obrigação.