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Entenda como a comunicação interpessoal afeta os processos de trabalho e saiba de que forma é possível desenvolver tal habilidade.
O local de trabalho é um ambiente de convivência e colaboração partilhado por diversas pessoas. Para que todos possam realizar suas tarefas em conjunto e com eficiência, a comunicação interpessoal se torna uma habilidade vital.
Trata-se da competência responsável pela transmissão clara de mensagens e criação de conexões. Como se pode imaginar, é graças a ela que os times de um negócio efetuam suas atividades de maneira harmônica e com bastante fluidez.
Entretanto, nem todos os integrantes de uma equipe têm sua comunicação interpessoal bem desenvolvida. Nesses casos, é preciso que tais profissionais busquem formas de melhorar tal habilidade para que não sofram problemas na construção de relação com seus colegas.
Se o seu objetivo é saber mais sobre essa competência, sua relevância no ambiente de trabalho e formas de melhorar seus aspectos comunicacionais, continue acompanhando esse texto. Vamos nos aprofundar nesse tema.
Índice
O termo em si é bem simples e trata da troca de informações entre duas pessoas. Isso pode ocorrer de modo verbal ou não verbal e inclui mensagens por meio eletrônicos, como e-mails.
No ambiente corporativo, um profissional estará praticando a todo momento sua comunicação interpessoal, uma vez que ela é essencial para o trabalho em grupo ou no atendimento ao cliente. O problema surge quando não se consegue informar dados ou detalhes importantes com eficiência e isso afeta os resultados das atividades de todos os demais.
Uma mensagem transmitida com falta de detalhes pode prejudicar a conclusão de um projeto. Além disso, uma fala dita de maneira inapropriada ou com um tom exagerado pode gerar confusão em sua interpretação e causar desavenças entre a equipe.
Por isso, controlar sua comunicação interpessoal se mostra indispensável para a construção de relações sólidas no trabalho e manter a equipe unida.
Vale notar que, embora essa habilidade seja aplicada principalmente para a distribuição de informação, ela pode compreender outras funções como:
Uma pessoa que domina essa competência certamente coopera para a criação de locais de trabalho harmônicos e sabe se posicionar em situações de dificuldade.
Para começar a aprimorar essa competência, é necessário primeiro entender qual o elemento básico da comunicação interpessoal: a interação entre duas ou mais pessoas. Trata-se então de um processo de compreensão e interpretação com o outro, que deve ser realizado com cuidado e atenção, para evitar qualquer tipo de ruído.
Sabendo disso, há algumas ações simples que se pode adotar para melhorar seus processos de diálogo no ambiente profissional:
O tom de voz revela muito sobre nossos sentimentos, mas nem sempre isso é bem-visto. Além disso, falar em um tom mais alto que o normal pode deixar as outras pessoas constrangidas ou irritadas. Por isso, controlar as emoções, demonstrar segurança e conversar de forma natural a todo momento é algo fundamental.
É importante evitar interromper uma pessoa quando ela está falando e saber o momento em que se pode expor suas ideias. Isso melhora todo o processo de diálogo e permite que se compreenda de forma eficaz as ideias passadas pelo interlocutor.
A comunicação não ocorre apenas pelas nas palavras, mas também nos movimentos do corpo e nas expressões da face. Muitas vezes é comum se mover ou realizar um gesto sem prestar atenção, o que pode ser mal interpretado pelo interlocutor e ocasionar uma mensagem ruim.
Manter-se firme e atento a essa questão é imprescindível para transmitir informações da melhor maneira possível.
A inteligência emocional controla o que sentimos e expressamos. Um profissional com dificuldades em estabelecer uma boa comunicação interpessoal notará que, ao administrar melhor suas emoções, ele conseguirá transmitir mensagens claramente e estreitar o relacionamento com seu time.
Um caminho para aperfeiçoar essa habilidade é com o curso Inteligência Emocional e Comunicação, que traz justamente aulas focadas em linguagens e comunicação.
Quando os colaboradores de um negócio têm uma boa comunicação interpessoal, há benefícios para diversos setores da organização.
Uma das áreas mais impactadas é a de vendas, pois um bom diálogo é intrínseco ao processo de contato com clientes e finalização de um negócio. Da mesma forma, profissionais de atendimento desempenham melhor seu papel e criam vínculos mais eficientes com o consumidor quando se comunicam bem.
No dia a dia da equipe haverá maior cooperação e compreensão por parte dos envolvidos, algo que agiliza processos de decisão e superação de dificuldades. E mais: essa competência é essencial para que as lideranças realizem suas funções com eficiência ao transmitir informações a seus colaboradores.
No contexto do trabalho na modalidade home office a comunicação interpessoal pode parecer mais limitada, mas ainda se faz presente e necessária. Para que todos os colaboradores possam manter contato uns com os outros de forma eficiente, as empresas devem investir em ferramentas e mecanismos de mensagens sempre que possível.
Além disso, o setor de RH tem papel vital em tal situação. Ele será o responsável por fornecer diversos informativos ao restante da empresa e fazer com que todos compreendam de forma clara questões relacionadas a diretrizes internas.
Eventos online são sempre bem-vindos, pois estimulam a interação entre todos os envolvidos e permitem que novos laços sejam criados no time. O ideal é buscar um horário durante o trabalho que seja tranquilo para todos e permita atividades de interação.
Os líderes de equipe, por sua vez, podem incentivar a comunicação entre os demais por meio de reuniões e sessões de feedbacks.
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